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Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes

Informações

Cartão-postal de Apucarana, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes chama atenção pela beleza e imponência no centro da cidade. É considerada uma das mais bonitas do Brasil. Com estilo barroco, a construção é a única do País a ter a imagem de uma santa – no caso, Nossa Senhora – no topo de sua torre principal. Na fachada frontal, há também esculturas de São Pedro e São Paulo.

Outro destaque é a sua cripta subterrânea, um dos pontos mais antigos da construção. O local foi pensado para funcionar como um mausoléu. A base e as paredes são formadas por pedras. A ideia inicial era sepultar na cripta padres e autoridades municipais, respeitando um costume antigo. No entanto, o espaço acabou reservado apenas para a morada eterna de bispos da Diocese. Dom Domingos Gabriel Wisniewski, bispo de Apucarana entre 1983 e 2005, foi sepultado no local em 2010.

A construção da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes foi coordenada pelo padre Armando Círio, da Congregação dos Oblatos de São José, então pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Ele chegou em Apucarana no final de 1948 para substituir o padre Francisco Körner, que estava no município desde a criação da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em 18 de março de 1944. Com o crescimento da população de Apucarana, surgiu a necessidade de construção de uma nova igreja. A existente não comportava mais o grande número de católicos. Armando Círio mobilizou a comunidade em torno da obra, organizando inúmeras campanhas para o grandioso empreendimento. A “Campanha do Café” foi a mais importante e consistiu na arrecadação de sacas do grão junto aos pioneiros para financiar o projeto.

A catedral é a terceira igreja localizada na Praça Rui Barbosa, originalmente denominada de Praça Palmas. A primeira capelinha construída pelos pioneiros foi derrubada pelo vento em 1941. Uma nova foi erguida no mesmo local em 1942. Em poucos anos, no entanto, essa construção de madeira tornou-se pequena para a cidade em franco desenvolvimento.

A pedra fundamental da futura Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes foi lançada em 22 de fevereiro de 1949. A obra, no entanto, demorou para sair do papel e foi começar apenas oficialmente em 12 de outubro de 1950. Houve uma grande polêmica na época por conta da posição da fachada da futura matriz.

Tudo começou em 8 de janeiro de 1949, quando o bispo diocesano Dom Geraldo de Proença Sigaud, de Jacarezinho, apresentou o projeto arquitetônico da nova igreja, elaborado pelo seu irmão, o pintor e arquiteto Eugênio de Proença Sigaud. A planta da obra determinava que sua fachada ficasse voltada para a estação ferroviária, em posição contrária à igrejinha então existente. Entre os argumentos do bispo estava o vento, que soprava do lado oposto à estação, além de outras razões litúrgicas e técnicas apresentadas com base em cânones da Igreja Católica e em estudos de engenheiros da época.

A proposta opôs muitos comerciantes. Enquanto uns defendiam a manutenção da fachada voltada para a saída de Londrina, da mesma forma da capelinha de madeira, outros concordavam com o bispo. O assunto mobilizou os pioneiros por meses, pois também envolvia a troca de terrenos na Praça Rui Barbosa entre a Prefeitura e a Companhia de Terras Norte do Paraná. Tanto é que o jornal “Correio do Lavrador” começou a entrevistar autoridades municipais e comerciantes, que foram convocados a opinar em uma enquete chamada “A Casa de Deus em Apucarana”.

A polêmica acabou entrando para o imaginário popular. Um relato que ganhou força entre os moradores nos anos posteriores é que a proposta de construção da fachada da igreja voltada para a estação ferroviária originou-se a partir de um sonho de um padre da época, que ouviu da própria Nossa Senhora o pedido de que a frente da Catedral ficasse “voltada para o Vale do Ivaí”. Por fim, após longas e acaloradas discussões, o projeto do bispo acabou aprovado pela Câmara de Apucarana e as obras puderam iniciar.

A construção  demorou quase 20 anos para ser concluída, incluindo a instalação dos sinos e relógio, além da pintura interna. A igreja construída na Praça Rui Barbosa tornou-se catedral em 28 de março de 1965, quando foi instalada a Diocese de Apucarana, que teve Dom Romeu Alberti (1965-1982) como seu primeiro bispo.

Basílica

O papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Catedral Diocesana de Apucarana (PR), no dia 30/10/2024. Diretamente da Praça de São Pedro, no Vaticano, o bispo diocesano Dom Carlos José de Oliveira compartilhou um vídeo onde anunciou a assinatura do Papa em um importante documento relacionado a um pedido oficial da diocese.
Uma basílica é uma igreja que, por sua importância histórica, litúrgica ou espiritual, recebe um título especial do Papa. Isso a liga diretamente à Igreja em Roma e destaca sua relevância para a fé católica no mundo.

Padroeira

A escolha de Nossa Senhora de Lourdes como padroeira de Apucarana remete à fundação do município. Em 8 de dezembro de 1937, pioneiros participaram da primeira missa, celebrada pelo padre Carlos Deutz, que veio de Londrina. A celebração ocorreu em um descampado onde hoje é o platô da Praça Rui Barbosa, onde foi instalado um cruzeiro de peroba construído pelo pioneiro Antônio Vieira. Em volta do altar improvisado, havia apenas mata. O local foi ornamentado por José de Oliveira Rosa e dona Tereza de Almeida. O sr. Rosa, natural de Portugal, ofereceu um quadro de Nossa Senhora de Lourdes para ser colocado no altar. Já na ocasião foi proposto o nome da santa como futura padroeira de Apucarana.

Pároco (cura): José Roberto Rezende
Vigários paroquiais: Anderson Candido Bento e Alessandro da Silva Ladeira
Diáconos: Ivo Presente e Pedro Lazareti

Atrativos

Escultura de Nossa Senhora de Lourdes


Escultura de Nossa Senhora de Lourdes

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes é a única no Brasil a portar uma santa no topo da sua torre principal. A imagem foi esculpida dentro da igreja pelo artista plástico Ângelo Franco Perez e depois levada, em partes,  até o alto do campanário em um elevador improvisado. É a escultura de Nossa Senhora mais alta de todo país. O artista morava em Apucarana e também é autor de inúmeras outras obras espalhadas pela cidade. (Leia mais sobre o artista)

Relógio

O relógio da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, que marca as horas sob a simbologia romana, foi um presente da colônia japonesa de Apucarana à Igreja Católica. O marcador das 4 horas chama atenção. É representado por IIII ao invés do tradicional algarismo IV romano. O equívoco virou uma marca registrada do aparelho. O relógio mede três metros de diâmetro e tem quatro mostradores. Foi fabricado no Brasil por uma firma de origem italiana especializada no ramo. A sua inauguração ocorreu em 27 de maio de 1962.

Relógio


Sinos


Sinos

Instalados em 1963, os três sinos da Catedral foram feitos em tamanhos diferentes na fundição Crespi, em São Paulo. O sino grande porta inscrições em homenagem ao Papa João XXIII e ao Concílio Vaticano II, sob a invocação de Nossa Senhora de Lourdes; o sino médio faz reverência a então Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e aos poderes Executivo e Legislativo do município, sob a proteção de São José; e o sino pequeno honra profissionais da educação e estudantes, sob a invocação de Santa Maria Goretti. Os sinos ficam iluminados por toda noite e anunciam as celebrações na Catedral.

Escultura de São Pedro

A imagem presta homenagem a São Pedro, que passou a ser um evangelizador por todos os lugares por onde passava. Sua autoridade como o líder da Igreja Católica nascente sempre foi respeitada e atestada por vários documentos da instituição, nunca sendo questionada. De fato, São Pedro assumiu as chaves da Igreja e seus sucessores, os papas, são continuadores de sua autoridade e de sua missão dada pelo próprio Jesus Cristo.

Escultura de São Pedro


Escultura de São Paulo


Escultura de São Paulo

Imagem presta homenagem a São Paulo, que foi um apóstolo de Cristo e um dos maiores propagadores do Cristianismo. Foi o autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, quando teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente e desde então começou suas pregações do Cristianismo.

Pintura interna da abside

No interior da Igreja, há um belo afresco de 1,2 mil metros quadrados situado ao fundo do altar, que representa o momento da ascensão de Jesus Cristo aos céus e a vida no paraíso. Uma característica marcante desse trabalho é a inclusão de uma bateria e outros instrumentos modernos ao lado das tradicionais trombetas celestiais. As representações são de autoria do famoso artista plástico Henrique Aragão, conhecido internacionalmente, que também pintou o sacrário e a pia batismal. (Leia mais sobre o artista)

Pintura interna da abside


Vitrais


Vitrais

Os vitrais resgatam uma tradição medieval aplicada inicialmente em igrejas francesas e alemãs. Foram incorporados à arquitetura gótica e depois ganharam espaço na construção de igrejas dos mais diversos estilos. O objetivo dos vitrais é ilustrar passagens bíblicas. Os vitrais da Catedral de Nossa Senhora de Lourdes foram confeccionados com vidros coloridos artesanalmente pelo artista Lorenz Johannes Heilmair em 2017. (Leia mais sobre o artista)

Artistas que Atuaram na Catedral

Ângelo Franco PerezÂngelo Franco Perez – Autor da imagem de Nossa Senhora de Lourdes instalada no topo da Catedral, Ângelo Franco Perez veio morar em Apucarana em 1956. Atuou por 17 anos como professor de educação artística no Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas e no Colégio Estadual Nilo Cairo. É também autor das esculturas da Praça Mauá, localizada junto à antiga estação ferroviária. Entre as suas obras no local estão o chafariz em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, o globo terrestre no Monumento às Bandeiras e a estátua do Visconde de Mauá. Formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, foi aluno do renomado escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret, considerado um dos mais importantes do Brasil e responsável pela introdução do modernismo na cultura e escultura brasileira. Fundou em Apucarana o Liceu de Artes e Ofícios, onde ministrou aulas de pintura e escultura. Franco Perez também esculpiu o “Cristo Crucificado” no presbitério da Catedral, mas a obra acabou retirada do local por ordem do bispo Dom Romeu Alberti após divergências estéticas e artísticas. Morreu no ano de 1992 em São Paulo, capital. 

Henrique AragãoHenrique Aragão – Conhecido internacionalmente, Joaquim Henrique de Aragão veio a Apucarana em 1965 para pintar a Abside da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes. Ele foi contratado pelo bispo Dom Romeu Alberti. Natural de Campina Grande, Paraíba, iniciou sua formação artística em Recife, Pernambuco, e depois estudou arte na Europa. De volta ao Brasil, viveu em São Paulo por um período. Depois de concluir o trabalho em Apucarana, escolheu a cidade de Ibiporã para viver. No Norte do Paraná, montou um ateliê e levou sua arte para todo mundo. Paraibano de nascença, é considerado um dos principais artistas plásticos que já atuaram no Paraná. É autor de centenas de obras que estão espalhadas por igrejas e espaços públicos no Estado. Escultor, pintor, desenhista, dramaturgo, poeta e animador cultural, Aragão desenvolveu trabalho que o fez ser reconhecido como um dos grandes renovadores da arte sacra nacional. Entre as obras mais conhecidas do artista está o “Monumento ao Passageiro”, em Londrina.

Lorenz Johannes HeilmairLorenz Johannes Heilmair – Natural da Alemanha, Lorenz Johannes Heilmair morou em Porto Alegre e São Paulo até fixar residência em Curitiba. É um dos principais expoentes da arte dos mosaicos em vidro no Brasil, sendo autor de inúmeros trabalhos em igrejas de todo o país e também na Alemanha, com destaque para obras na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). Um de seus trabalhos também enfeita a Basílica da Anunciação, em Nazaré, Israel. Além da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes, o artista também é o autor em Apucarana de um painel no hall principal do Hospital da Providência, inaugurado em 1995.

Dados Físicos da Catedral

Altura da torre com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes: 50 metros
Altura da Nave Central: 19 metros
Área total de construção: 3.257 metros quadrados
Pinturas internas, sacrário e pia batismal: obras de Henrique Aragão
Imagem de Nossa Senhora sobre a torre, em cimento: obra de Ângelo Franco Perez

Missa Devocional

Todo dia 11, às 19 horas, se celebra na Catedral de Apucarana dois momentos santos, como no santuário de Lourdes, na França. As duas procissões: a procissão das velas no início e a procissão do Santíssimo no final da Santa Missa.

A Missa Devocional têm como intenções principais pela conversão dos pecadores e pelos enfermos. Nossa Senhora de Lourdes, cujo dia é comemorado em 11 de fevereiro, é a padroeira mundial dos enfermos e doentes.

A procissão das velas tem um trajeto bem curto: apenas uma volta dentro da praça, só na parte da frente da Catedral, por apenas 30 minutos, caminhando lentamente, enquanto se reza o Terço. É uma oportunidade também para as pessoas idosas e com certas limitações físicas, pois podem participar tranquilamente. Quando chove, se faz a procissão dentro da igreja. Os fiéis são convidados a levar uma vela para ser benzida antes da procissão, e depois a utilizarem nas suas orações particulares.

E, no final da Missa tem a procissão do Santíssimo dentro da igreja e a benção solene. É um momento forte para adorar o Senhor e para alcançar a cura da alma e do corpo. A Igreja orienta para que se levem os enfermos para participarem do santo momento.

Mais Informações

Horário de funcionamento da Secretaria da Catedral:

Segunda a Sexta: 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Sábado: 8h30 às 12h

Localização

Praça Rui Barbosa, 417 – Centro

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